Política Últimas Notícias

Bebidas que Podem Aumentar seu Risco de AVC: Descubra Quais Evitar!

Quer manter um acidente vascular cerebral (AVC) sob controle? Beba água, evite refrigerantes e bebidas de frutas.

Por Comando da Notícia

03/10/2024 às 10:23:44 - Atualizado há
Foto: Gazeta Brasil

Quer manter um acidente vascular cerebral (AVC) sob controle? Beba água, evite refrigerantes e bebidas de frutas. Essa é a conclusão principal de uma revisão global que também acende um alerta para as pessoas que consomem mais de quatro xícaras de café por dia.

"Embora a hipertensão seja o fator de risco mais importante, nosso risco de AVC também pode ser reduzido por meio de escolhas saudáveis de estilo de vida, como uma dieta equilibrada e atividade física", afirmou o pesquisador principal, Andrew Smyth, professor de epidemiologia clínica da Universidade de Galway, na Irlanda.

“Como médico e alguém que tem pesquisado o risco de AVC, incentivamos as pessoas a evitar ou minimizar o consumo de refrigerantes e bebidas de frutas, e a considerar a troca por água em seu lugar”, acrescentou em um comunicado à imprensa da universidade.

Esse conselho é uma consequência de um estudo global sobre os fatores de risco para o AVC chamado INTERSTROKE. O estudo envolveu quase 27 mil pessoas em 27 países, incluindo mais de 13 mil que sofreram seu primeiro acidente vascular cerebral.

O AVC é uma condição grave em que o fornecimento de sangue a uma parte do cérebro é interrompido, seja devido a um coágulo de sangue ou a uma hemorragia. É uma das principais causas de incapacidade grave a longo prazo nos Estados Unidos.

A nova pesquisa associou as bebidas carbonatadas, incluindo as que contêm açúcar ou adoçantes artificiais, a um risco 22% maior de AVC. Além disso, o risco aumentou drasticamente entre aqueles que consumiam duas ou mais dessas bebidas por dia.

Os pesquisadores observaram que muitos produtos comercializados como suco de frutas são feitos de concentrados e contêm conservantes e açúcares adicionados, o que pode aumentar o risco de AVC.

Foi constatado que as bebidas de suco de frutas aumentavam as chances de um AVC hemorrágico em 37%. O risco triplicava com o consumo de duas ou mais dessas bebidas ao dia, sendo que as mulheres apresentavam o maior risco de AVC hemorrágico relacionado ao consumo de suco.

"Nem todos os sucos de frutas são iguais", disse Smyth. "Os sucos de frutas frescas são os que provavelmente trazem benefícios, mas as bebidas de frutas feitas de concentrados, com muitos açúcares adicionados e conservantes, podem ser prejudiciais", alertou. "Nossa pesquisa mostra que a probabilidade de AVC aumenta quanto mais frequentemente alguém consome refrigerantes".

No início deste ano, o INTERSTROKE divulgou os resultados de um estudo que analisou o consumo de café e chá. Constatou-se que um pouco de café é aceitável, mas o risco de AVC aumentava 37% após a quarta xícara. As notícias eram melhores para os amantes de chá: beber de três a quatro xícaras de chá preto por dia reduziu o risco de AVC em 29%, enquanto a mesma quantidade de chá verde foi associada a um risco 27% menor.

Mas evite a adição de leite: pesquisas sugerem que ele pode bloquear os efeitos benéficos dos antioxidantes presentes no chá. Os achados sobre sucos e refrigerantes foram publicados em 27 de setembro na revista Journal of Stroke, enquanto as descobertas sobre café, chá e água foram publicadas no verão passado na revista International Journal of Stroke.

Por fim, quando se trata de saciar a sede, considere este fato: beber mais de sete xícaras de água por dia parece reduzir as chances de um AVC causado por um coágulo de sangue.

FONTE: Universidade de Galway, comunicado à imprensa, 30 de setembro de 2024.

*Carole Tanzer Miller. HealthDay Reporters ©The New York Times 2024

Fonte: GAZETA BRASIL
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Comando Geral BG

© 2024 Comando Geral BG - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Comando Geral BG
Acompanhantes de Goiania Deusas Do Luxo