Raul Hawakati Mauri era líder do Povo Karajá em Aruanã, onde será feito o sepultamento.
O cacique karajá Raul Hawakati Mauri morreu após complicações de saúde em um hospital de São Luís de Montes Belos, no oeste goiano. Ele estava internado para tratamento hospitalar, mas não resistiu. Raul Hawakati era líder do Povo Karajá em Aruanã, onde será sepultado.
O falecimento do cacique aconteceu na quinta-feira (3). Segundo a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO), Raul Hawakati era responsável, em Aruanã, pelo projeto Maurehi. O programa tinha o objetivo de valorizar a língua Iny Rubè para a formação de estudantes indígenas tanto na língua Portuguesa, quanto na língua Iny Rubè . Raul era professor do Colégio Estadual Indígena Maurehi, que fica na aldeia Buridina.
O governador Ronaldo Caiado (UB) e a Seduc-GO divulgaram nesta sexta-feira (4) notas lamentando o falecimento do cacique.
Íntegra da nota do governador Ronaldo Caiado
Com pesar, Gracinha e eu recebemos a notícia da morte do Cacique Raul Hawakati Mauri, ocorrida na quinta-feira (3/10). Raul estava internado em um hospital na cidade de São Luís de Montes Belos, no interior do estado, para tratamento de saúde.
Maior líder do Povo Karajá da cidade de Aruanã, em Goiás, Raul Hawakati Mauri foi responsável pelo projeto Maurehi, que visava a valorização e revitalização da língua Iny Rubè para a formação de estudantes indígenas tanto na língua Portuguesa, quanto na língua Iny Rubè. Raul era professor do Colégio Estadual Indígena Maurehi, que fica na aldeia Buridina.
Meus sentimentos a todos os povos indígenas e de forma especial ao povo Karajá, que perde um grande líder. Que Deus os ampare e conforte neste momento de dor e tristeza!
Ronaldo Caiado
Governador de Goiás