Neste sábado (5), a Justiça Eleitoral determinou a suspensão do perfil no Instagram do candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB).
Neste sábado (5), a Justiça Eleitoral determinou a suspensão do perfil no Instagram do candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB). A decisão foi tomada após o juiz Rodrigo Capez determinar a exclusão de um vídeo que continha um suposto documento acusando o candidato Guilherme Boulos (PSOL) de ter sofrido um surto psicótico sob efeito de cocaína.
Na ordem judicial, o juiz estipulou que a suspensão do perfil deveria ser cumprida em até duas horas, e os perfis já foram removidos. A decisão inclui a “indisponibilização da conta @pablomarcalporsp, atribuída ao candidato Pablo Henrique Costa Marçal, na plataforma Instagram, tornando-a inacessível para os usuários e para o próprio titular, pelo prazo de 48 horas”.
O juiz também afirmou que “a medida deverá ser cumprida no prazo de 2 (duas) horas, sob pena de imediato bloqueio de R$ 200 mil (duzentos mil reais) da plataforma indicada, com fundamento no artigo 139, IV do Código de Processo Civil e no artigo 38, §6º da referida Resolução”.
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) informou, em nota, que a medida "foi tomada em notícia-crime apresentada pelo também candidato Guilherme Boulos em razão de vídeo postado por Marçal, no qual ele é acusado de ser usuário de drogas e de ter sido internado em uma clínica em surto psicótico."