O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), foi reeleito neste domingo (6) com 60,34% dos votos válidos, consolidando mais de 1,7 milhão de eleitores a seu favor.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), foi reeleito neste domingo (6) com 60,34% dos votos válidos, consolidando mais de 1,7 milhão de eleitores a seu favor. Com 95% das urnas apuradas, o resultado confirma a vitória de Paes no primeiro turno, assegurando seu quarto mandato à frente da capital fluminense.
A reeleição marca um feito histórico para Paes. A partir de 2 de janeiro de 2025, ele se tornará o prefeito com o maior tempo no cargo na história do Rio de Janeiro, ultrapassando Cesar Maia, seu antigo mentor político, que ocupou a posição por 4.383 dias ao longo de três mandatos. Se concluir seu novo mandato até 1º de janeiro de 2029, Paes completará 5.844 dias no comando da Cidade Maravilhosa.
Aos 54 anos, Eduardo Paes repete o sucesso das eleições de 2012, quando também foi eleito no primeiro turno, com 64% dos votos. Desde o início da campanha, ele se destacou nas pesquisas de intenção de voto, liderando com ampla vantagem sobre seus adversários.
Apesar de um início tranquilo na corrida eleitoral, o atual prefeito enfrentou um crescimento inesperado de Alexandre Ramagem (PL), candidato apoiado pela família Bolsonaro, que conseguiu se destacar nos últimos dias de campanha. Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro, ameaçou levar a disputa para o segundo turno, mas Paes conseguiu assegurar sua vitória logo na primeira fase da votação.