A concessionária de água chegou a montar um cronograma de racionamento, mas de acordo com os moradores, ele não tem sido cumprido.
O Rio Taxidermista, que abastece o município de Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, secou por causa da estiagem prolongada e a ausência de regularidade das chuvas, segundo a concessionária de água da cidade. Por causa disso, os moradores da cidade reclamam da falta de água, há uma semana.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a população estimada de Alta Floresta é de 58,6 mil habitantes.
De acordo com um boletim publicado pela concessionária em setembro, o nível do Rio Taxidermista baixou 102 centímetros em um mês, atingindo 28 centímetros. A concessionária chegou a montar um cronograma de racionamento, mas de acordo com os moradores, ele não tem sido cumprido.
Na terça-feira (8), um novo calendário de racionamento de água tratada foi publicado. Nessa quarta-feira (9), moradores do município estiveram na Câmara Municipal para requerer uma solução junto ao poder público.
A equipe da TV Centro América procurou a concessionária de água, mas não obteve resposta. A Agência Reguladora Estadual (Ager), que fiscaliza a concessão, também não se manifestou sobre o caso.