A Delegacia Especializada em Investigações Criminais (DEIC) prendeu, na quarta-feira (9), uma mulher de 72 anos, apelidada como "vovó do tráfico", no bairro Eldorado, em São José do Rio Preto (SP).
A Delegacia Especializada em Investigações Criminais (DEIC) prendeu, na quarta-feira (9), uma mulher de 72 anos, apelidada como "vovó do tráfico", no bairro Eldorado, em São José do Rio Preto (SP). A idosa é suspeita de integrar uma organização criminosa liderada por seu marido, conhecido como "Zé da Galera", que continua a atuar no tráfico de drogas mesmo após sua prisão.
Segundo informações da polícia, a idosa desempenhava um papel fundamental na manutenção das atividades criminosas do grupo. Áudios captados durante a investigação mostraram que a "vovó do tráfico" cobrava pessoalmente dívidas de usuários de drogas e também pagava despesas de outros membros da quadrilha que estão presos. Mesmo com a prisão de "Zé da Galera" e de outro integrante conhecido como "Carabina", a quadrilha continuava ativa graças à colaboração da idosa.
A organização criminosa à qual a idosa pertence tem ligações com o Primeiro Comando da Capital (PCC), maior facção criminosa do Brasil. O Ministério Público de São Paulo, em uma operação de 2008 chamada “Operação Desmonte”, já havia apontado que quatro dos presos eram líderes do PCC. O grupo, que se formou nos anos 1980 e se consolidou na década de 1990, é conhecido por suas práticas violentas, incluindo execuções de devedores que não pagavam pelas drogas.
Após sua prisão, a idosa foi encaminhada à sede da DEIC e deverá passar por audiência de custódia para que a Justiça decida sobre sua permanência em detenção.