Na noite de sexta-feira (12), São Paulo registrou ventos de até 107,6 km/h, marcando a maior tempestade em três décadas, de acordo com a Defesa Civil do Estado.
Na noite de sexta-feira (12), São Paulo registrou ventos de até 107,6 km/h, marcando a maior tempestade em três décadas, de acordo com a Defesa Civil do Estado. Esta intensidade de ventos não era observada desde o início das medições em 1995, e os dados foram coletados em uma estação na Zona Sul da cidade.
O recorde anterior, de 103,7 km/h, foi registrado em 3 de novembro de 2023, quando a cidade também enfrentou um apagão que deixou milhares sem luz. O impacto do recente temporal foi devastador, resultando na morte de pelo menos sete pessoas na Grande São Paulo e no interior do estado, além de três atendidos em estado grave.
Entre as vítimas, uma pessoa morreu em Diadema devido à queda de uma árvore, enquanto em Cotia, duas perderam a vida com a queda de um muro. Na capital paulista, outra vítima foi registrada no bairro Campo Limpo, também por causa de uma árvore caída.
A concessionária Enel informou que mais de 20% de sua base de 8 milhões de clientes foi afetada, resultando em aproximadamente 1,6 milhão de usuários ainda sem energia elétrica até este sábado