Neste sábado (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve presente na romaria fluvial do Círio de Nazaré, evento religioso que acontece na Baía do Guajará, em Belém (PA).
Neste sábado (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve presente na romaria fluvial do Círio de Nazaré, evento religioso que acontece na Baía do Guajará, em Belém (PA). A festividade é parte das homenagens a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do estado do Pará. Durante a cerimônia, Lula participou do ato litúrgico em que a imagem da santa foi colocada em um nicho de vidro a bordo do barco principal da romaria, pertencente à Marinha do Brasil.
A primeira-dama Janja Lula da Silva também acompanhou o presidente e compartilhou em seu perfil no Instagram: "Eu trouxe ele, Mãezinha!". Janja havia incentivado Lula a participar do Círio em 2023, mas o presidente não pôde comparecer devido a um período de recuperação após duas cirurgias, nas pálpebras e no quadril.
Lula chegou a Belém na noite de sexta-feira (11), às 21h55, após compromissos em Fortaleza, Ceará. Sua última visita ao Pará havia ocorrido em março deste ano.
A romaria fluvial, que é a quarta de um total de 14 procissões oficiais do Círio, percorre um trajeto estimado de 10 milhas marítimas, cerca de 18,5 km, e dura aproximadamente 2h30. O evento atrai mais de 50 mil pessoas em mais de 200 embarcações.
O Círio de Nazaré tem uma rica história, com o primeiro evento realizado em 8 de dezembro de 1793, partindo do palácio do governo. Desde 1901, o segundo domingo de outubro é o dia definido para a procissão. Vale destacar que a imagem utilizada nas procissões é uma réplica, uma vez que a santa original, encontrada por Plácido, tem mais de 300 anos.