Revoltados com a decisão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, que determinou que os programas Morning Show e Os Pingos nos Is, da Jovem Pan, noticiem que o ex-presidente Lula é inocente e que Sergio Moro não é o juiz responsável pelos processos na Operação Lava Jato, internautas fizeram uma campanha em rede social, dizendo que o petista não é inocente. A #LULA NÃO FOI INOCENTADO ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter, nesta sexta-feira (28).
Eis a reação dos internautas:
O LULA NÃO FOI INOCENTADO.
O LULA NÃO FOI INOCENTADO.
O LULA NÃO FOI INOCENTADO.
O LULA NÃO FOI INOCENTADO.
O LULA NÃO FOI INOCENTADO.
O LULA NÃO FOI INOCENTADO.
O LULA NÃO FOI INOCENTADO.
O LULA NÃO FOI INOCENTADO pic.twitter.com/QmjqaOQqtE— José Neto (@ncrente) October 28, 2022
O TSE determinou que JOVEM PAN diga que LULA "foi inocentado".
Temos aí um "pequeno" problema, uma vez que LULA NÃO FOI INOCENTADO.
Ou seja, o TSE está obrigando a JOVEM PAN A MENTIR, pois esse discurso passa a FALSA ideia de que ele foi absolvido.
Absurdo!
— Henrique (@henriolliveira_) October 28, 2022
TSE obriga Jovem Pan a falar uma mentira. LULA NÃO FOI INOCENTADO. Foi descondenado por “erro processual” e ainda será julgado pelos crimes. Q bizarrice se tornou a Justiça Eleitoral. Não bastasse a censura, ainda obrigam um órgão de imprensa a mentir p/ beneficiar um candidato.
— Carlos Jordy 2?2? (@carlosjordy) October 28, 2022
Ah não! Estão de brincadeira. Lula NÃO foi inocentado, o processo dele foi ANULADO! Rasgo o meu diploma se alguém me provar que ele foi inocentado. https://t.co/itGlWPjOlQ
— Karina Kufa 2?2? (@karinakufa) October 28, 2022
Lula não foi inocentado.
Ele foi solto pela manobra judicial do STF pic.twitter.com/3tyFVIO9uf— Joe (@JoelmaL43708620) October 28, 2022
Lula não foi inocentado. Foi descondenado. É diferente. pic.twitter.com/G7xS8vyWHs
— Fabiano Dias (@Fabiano55431846) October 28, 2022
Lula NÃO FOI INOCENTADO por absolutamente nenhum crime, ele foi BENEFICIADO pela caneta amiga e nada mais.
Continua bandido, corrupto, ladrão e mentiroso, como sempre foi.
— Helem (@HelemAzevedo) October 28, 2022
LULA NÃO FOI INOCENTADO! Foi uma manobra jurídica dos seus capachos do ST.F para anular os processos. As provas de sua culpa são inegáveis. Ele é pic.twitter.com/GBIOcNPmEo
— Ricardo (@CadoMBZ) October 28, 2022
Lula ficou preso por quase dois anos, em Curitiba, por ações envolvendo a Lava Jato. Entre 2017 e 2019, o petista foi condenado, por lavagem de dinheiro e corrupção passiva, em três instâncias, julgado por nove juízes, mas em 2021 teve as sentenças anuladas por Edson Fachin, ministro do STF, em razão de entendimento de erro processual por incompetência de foro. Em janeiro deste ano, a 12ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal arquivou ação contra o petista, em razão da extinção da punibilidade pela prescrição da pretensão punitiva estatal.
Em junho do ano passado, o Supremo considerou Sergio Moro parcial no caso do triplex e anulou também aquela condenação. O entendimento sobre a parcialidade se estendeu a outros processos e todas as ações voltaram à estaca zero. Os procedimentos não significam que o petista tenha sido absolvido, visto que as decisões foram por anulação e arquivamento das sentenças.