Em audiência de custódia realizada na tarde desta sexta-feira (25), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiu converter em prisão preventiva a detenção de 21 torcedores do Peñarol, do Uruguai, envolvidos em atos de vandalismo no bairro do Recreio, na Zona Oeste da cidade.
Em audiência de custódia realizada na tarde desta sexta-feira (25), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiu converter em prisão preventiva a detenção de 21 torcedores do Peñarol, do Uruguai, envolvidos em atos de vandalismo no bairro do Recreio, na Zona Oeste da cidade. A decisão implica que os torcedores permanecerão detidos em um presídio da capital carioca, enquanto um deles, Richard Andreas Soler Pereira, foi liberado.
Os juízes destacaram que a maioria dos detidos estava armada com paus durante os tumultos e foi presa em flagrante pela polícia. Esta circunstância foi fundamental para a conversão da prisão em preventiva. Os torcedores estavam detidos desde a noite da última quarta-feira (23), passando a primeira noite na Cidade da Polícia e, posteriormente, foram transferidos para o presídio José Frederico Marques, em Benfica, onde ocorreu a audiência.
Os torcedores enfrentam diversas acusações, incluindo porte de arma, racismo, roubo, associação criminosa, incêndio, dano qualificado e resistência à prisão. Além disso, eles também responderão por infrações relacionadas ao Estatuto do Torcedor.
Cerca de 260 outros torcedores, que também foram detidos durante a confusão, foram escoltados até a divisa do Rio de Janeiro para deixar o estado, mas também enfrentam sanções baseadas no Estatuto do Torcedor.
Os torcedores que permanecem detidos e que seguem para a cadeia são: Alvaro Marcelo Garin, Nikleson Cabrera, Michael Nicols, Federico Gonzales, Felipe Pedrini, Luís Antonio Cursio, Santiago Zapata, Jorge Lucio da Silva Limas, Carlos Ramiro Tambrideguy Lara, Lautaro Machado Raimondi, Santiago Facundo, Sacramento Rodriguez, José Telechea, Roy Martinez, Esteban Emanuel Silveira Sena, Franco Ezequiel Berriel Merlo, Carlos Francisco Sauco, Anthony Alexis Rosa Balles, Ezequiel Rodrigues e Cesar Daniel Camurati Alvarez.