Suspeito é ex-prefeito de Rio Branco. Ele foi preso em Goiânia, no sábado e teve prisão mantida
Oex-prefeito e ex-vereador de Rio Branco (a 356 km de Cuiabá), Antônio Xavier de Araújo, de 66 anos, foi preso na madrugada de sábado (26), ao ser flagrado conduzindo um veículo com 20 tabletes de pasta-base de cocaína e outros cinco de maconha. A prisão aconteceu em Goiânia (GO).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
Segundo a imprensa local, a prisão ocorreu durante a Operação Cerberus, fruto de uma ação conjunta entre a Polícia Militar de Goiás, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Comando de Policiamento Rodoviário (CPR). A carga é avaliada em cerca de R$ 600 mil.
Ainda no sábado, Antônio passou por audiência de custódia e teve a prisão em flagrante convertida para preventiva pela Justiça de Goiás. A decisão é assinada pela juíza Lorena Prudente Mendes, que estava no plantão.
Em sua decisão, a magistrada alegou que a prisão em flagrante foi cumprida dentro das formalidades legais, não havendo a possibilidade de relaxamento da prisão para não colocar em perigo a ordem pública e a sociedade.
Durante a audiência, o ex-prefeito confessou que a droga apreendida estava sendo transportada para Uberlândia (MG) e que é traficante há mais de 40 anos.
"No caso em tela, a partir dos depoimentos jungidos aos autos, jazem indícios de que o autuado, em face do gozo do ius libertatis, poderá comprometer a instrução criminal e poderá colocar em perigo a ordem pública, expondo à moléstia toda a sociedade, dada a natureza de sua apontada conduta ilícita e da volumosa quantidade de droga apreendida, a qual, confessadamente, seria transportada até Uberlândia/MG. Nesse sentido, é de se destacar que o autuado afirmou, perante a Autoridade Policial, que pratica a atividade ilícita há mais de 40 anos, o que indica risco de reiteração caso posto em liberdade", decidiu a magistrada.
Conhecido como "Totonho", ele comandou Rio Branco como prefeito entre 2013 e 2020. Além disso, foi vereador por cinco mandatos, entre 1982 e 2004.