O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compareceu ao Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, na tarde desta segunda-feira (28), para a retirada de pontos de um ferimento na cabeça, resultado de um acidente doméstico ocorrido no último dia 19 de outubro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compareceu ao Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, na tarde desta segunda-feira (28), para a retirada de pontos de um ferimento na cabeça, resultado de um acidente doméstico ocorrido no último dia 19 de outubro. Lula deve passar por novos exames de imagem até o final da semana.
Segundo o último boletim médico, divulgado na sexta-feira, o presidente apresenta um quadro de saúde “estável” e está “apto para o trabalho”. Antes de seguir para o Palácio do Planalto, Lula realizou exames de rotina no hospital.
"O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje, 25/10/24, no Hospital Sírio-Libanês, unidade Brasília, para repetir a avaliação de imagem. O exame está estável em relação aos anteriores. Está apto para exercer sua rotina de trabalho em Brasília. Uma nova avaliação ocorrerá em cinco dias", informa o boletim assinado pelos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.
Devido ao acidente, Lula precisou cancelar sua participação na Cúpula do Brics, que ocorreria na Rússia, e, atualmente, está despachando do Palácio da Alvorada, em vez do Planalto.
As avaliações médicas do presidente têm sido realizadas diariamente, e os últimos exames de imagem, realizados na terça-feira, confirmaram a estabilidade de sua saúde.
Além disso, Lula não pôde viajar a São Paulo para votar ou apoiar a candidatura de Guilherme Boulos (PSOL), que perdeu a eleição para a prefeitura da capital para Ricardo Nunes (MDB).
Por recomendação médica, também foram canceladas viagens internacionais que estavam previamente agendadas, incluindo a Rússia, onde ele participaria da 16ª Cúpula dos Brics; a Colômbia, para a 16ª Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP16); e o Azerbaijão, para a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29).