O líder do PT no Senado, Beto Faro (PT-PA), anunciou na tarde desta terça-feira (05) que o partido, que conta com nove integrantes, decidiu apoiar o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) para a presidência da Casa em 2025.
O líder do PT no Senado, Beto Faro (PT-PA), anunciou na tarde desta terça-feira (05) que o partido, que conta com nove integrantes, decidiu apoiar o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) para a presidência da Casa em 2025. As eleições estão agendadas para fevereiro do próximo ano.
Alcolumbre, que é aliado do atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é considerado o favorito para assumir o cargo. O senador do Amapá já conta com o apoio formal de cinco bancadas: PL, União Brasil, PP, PSB e PDT, que juntas somam 35 senadores, em um Senado que tem representantes de 12 partidos.
Além do apoio dos partidos já mencionados, a expectativa é de que o Republicanos (4 senadores) também se una à candidatura de Alcolumbre. Embora não tenha sido feito um anúncio oficial sobre essa aliança, o líder da bancada, Mecias de Jesus (Republicanos-RR), confirmou que a decisão foi tomada em conjunto.
Os partidos PSD (15 senadores), MDB (10), Podemos (6), PSDB (1) e Novo (1) ainda não definiram suas posições quanto ao apoio a Alcolumbre.
De acordo com Beto Faro, a bancada do PT obteve a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para apoiar a candidatura de Alcolumbre. Um ato formal de anúncio da aliança deve ocorrer na próxima semana. O PT também busca ocupar um espaço na Mesa do Senado e a presidência de uma comissão importante, com indicações de que poderá ficar com a segunda vice-presidência.