O jogador de futebol Neymar Jr entrou com um processo criminal contra a atriz Luana Piovani por difamação. A ação judicial foi motivada por declarações feitas por Piovani no início deste ano, nas quais criticou duramente o apoio do atleta ao projeto de privatização de praias no Brasil. A informação foi divulgada pelo portal Léo Dias nesta terça-feira (10).
De acordo com o processo, Neymar solicita uma indenização de R$ 50 mil por danos morais. A defesa do jogador alega que Luana fez declarações ofensivas em seu perfil no Instagram (@luapio) nos dias 28 e 30 de maio e 1º de junho de 2024. Nas publicações, a atriz teria proferido ofensas que, segundo a acusação, prejudicaram a reputação, a dignidade e o decoro do atleta.
Citações polêmicas e contexto do processo
Nos autos, os advogados de Neymar destacam que as falas da atriz configuram crimes previstos nos artigos 139 (difamação) e 140 (injúria) do Código Penal. Além disso, o caso inclui a continuidade delitiva e aumento de pena por se tratar de um crime cometido em ambiente virtual, conforme previsto no artigo 141, inciso III, e §2º do Código Penal.
A polêmica teve início em maio deste ano, quando Luana Piovani criticou publicamente o apoio de Neymar a uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permitiria a “privatização” das praias brasileiras. Em tom irônico, a atriz afirmou:
“Meu sonho é que meus filhos esqueçam o Neymar, imagina se isso é ídolo?”
Além disso, Piovani fez ataques pessoais ao jogador, questionando sua conduta como pai e cidadão:
“Se não bastasse ser péssimo pai, péssimo homem, ele ainda quer ganhar o título de péssimo cidadão. Que vergonha desse ser! Ganância de mÂ…, declarou na ocasião.
Resposta de Neymar às críticas
Poucos dias após as declarações de Luana, Neymar respondeu de forma incisiva em suas redes sociais:
“Rapaziada, acho que abriram a porta do hospício aí e soltaram uma louca que não solta meu nome da boca, hein? Quem trabalha no hospício, por favor, vai atrás dela porque está complicado. Acho que ela está querendo alguma coisa comigo, não é possível. Quer ser famosa, filha? Seu tempo já foi. Era uma ótima atriz, mas agora tem que enfiar um sapato na boca porque só fala merd,”* afirmou o jogador.
GAZETA BRASIL