Um avião comercial da companhia Azerbaijan Airlines caiu na manhã desta quarta-feira (25) nas proximidades de Aktau, cidade situada às margens do Mar Cáspio, no Cazaquistão. A aeronave, um Embraer 190, realizava o trajeto entre Baku, capital do Azerbaijão, e Grozny, na Chechênia, e transportava 67 pessoas, sendo 62 passageiros e 5 membros da tripulação.
O acidente resultou em 35 mortes, enquanto 32 pessoas sobreviveram, incluindo duas crianças, conforme as autoridades locais.
De acordo com o Ministério dos Transportes do Cazaquistão, os passageiros eram, em sua maioria, cidadãos azerbaijanos (37), além de seis cazaques, três quirguizes e 16 russos. O avião fez um pouso de emergência a três quilômetros de Aktau, mas, após o impacto, sofreu um incêndio. O governo cazaque mobilizou 150 agentes de unidades de emergência, e uma equipe de investigadores azerbaijanos também foi enviada à região.
O Ministério de Saúde do Cazaquistão informou que 32 sobreviventes foram hospitalizados, com um voo especial sendo enviado de Astana para atender os feridos. As autoridades ainda não divulgaram os números exatos de vítimas fatais, mas confirmaram que houve mortes no acidente. A companhia aérea inicialmente alegou que o avião havia colidido com um grupo de pássaros, mas a informação foi posteriormente desmentida. Relatos indicam que o avião foi desviado de sua rota devido à forte neblina em Grozny e, ao enviar um sinal de socorro por volta das 8h35 (horário local), indicou uma falha no sistema de controle. Após solicitar um pouso de emergência em Aktau, o avião caiu por volta das 9h30 (horário local), após ter se afastado de sua rota e cruzado o Mar Cáspio.
Investigações estão em andamento para apurar as causas do acidente. O Ministério Público do Cazaquistão afirmou que todas as hipóteses estão sendo analisadas, incluindo a possibilidade de uma explosão a bordo, embora detalhes adicionais não tenham sido fornecidos. A Embraer, fabricante do modelo, declarou que está à disposição das autoridades e fornecerá atualizações à medida que mais informações forem confirmadas.
Em reação ao acidente, o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, decretou luto nacional e cancelou uma viagem à Rússia para uma cúpula da Comunidade de Estados Independentes (CEI). A primeira-dama do Azerbaijão, Mehriban Aliyeva, também expressou condolências. Líderes internacionais, como o presidente russo, Vladimir Putin, e o chefe da Chechênia, Ramzan Kadyrov, também manifestaram pesar pelas vítimas.
O Embraer 190, fabricado no Brasil, é um modelo de médio alcance, com capacidade para transportar entre 96 e 114 passageiros. Conhecido por seu bom desempenho econômico, o modelo é utilizado por diversas companhias aéreas ao redor do mundo, além de ser operado pela Força Aérea Brasileira (FAB) para voos domésticos e oficiais.
GAZETA BRASIL