Neste sábado, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar realizou uma operação no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro. Durante a ação, que contou com o apoio da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) local, foram registrados relatos de um intenso tiroteio na comunidade, mas, felizmente, não há informações de feridos até o momento.
A operação resultou na prisão de sete pessoas, que são suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas na região. Além das prisões, o Bope apreendeu uma quantidade significativa de material bélico e entorpecentes, incluindo dois fuzis, três pistolas, uma luneta de fuzil, sete carregadores de diversos calibres, três rádios transmissores e munições de diferentes tipos. Drogas também foram encontradas e encaminhadas para a 20ª Delegacia de Polícia (Vila Isabel). Os detidos foram levados para a 19ª DP (Tijuca).
O policiamento na área foi reforçado e deve continuar ao longo do dia, segundo informações da Polícia Militar, que destaca a atuação integrada com a UPP do Macacos. A operação tem como objetivo garantir a segurança na região e combater o tráfico de drogas, que tem gerado conflitos constantes entre facções rivais.
O Morro dos Macacos tem sido palco de disputas violentas pelo controle do tráfico desde 2009, quando um helicóptero da PM foi abatido e caiu no Morro São João, próximo à área. Em 2024, a rivalidade entre facções se intensificou, com pelo menos 11 ataques registrados em apenas quatro meses, sendo o mais recente em abril, quando um homem foi baleado e não resistiu aos ferimentos.
A localização estratégica do Morro dos Macacos, que facilita o acesso à Zona Oeste do Rio por meio do Parque Nacional da Tijuca, é um ponto chave para o Comando Vermelho (CV), facção que tem ampliado sua atuação na Zona Oeste, como na Gardênia Azul, o que tem gerado uma crescente tensão na região.
Os presos no morro dos Macacos pic.twitter.com/AgTRqzYiIm
— JORNAL RIO
(@JornalRIO21) December 28, 2024
GAZETA BRASIL