Neste domingo (29), um homem foi preso sob suspeita de planejar um atentado em Brasília.
Neste domingo (29), um homem foi preso sob suspeita de planejar um atentado em Brasília. De acordo com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), as investigações começaram no sábado (28) após denúncias anônimas indicarem que o suspeito estava se deslocando para a capital com a intenção de promover um ataque.
Segundo o portal Metrópoles, o suspeito é Lucas Ribeiro Leitão, corretor de imóveis natural de Fortaleza. A investigação foi conduzida pela Divisão de Prevenção e Combate ao Extremismo Violento, criada após a tentativa de ataque à bomba contra o Supremo Tribunal Federal (STF).
Lucas foi preso na Bahia, quase na divisa com Goiás, enquanto pegava carona em um caminhão. Ao ser detido, ele confessou que planejava o atentado e que usaria “táticas militares”. Além disso, ele estava portando uma faca.
Um dos planos de Lucas seria “botar fogo” na capital do país. Em uma conta fechada no Instagram, ele também mencionou que faria um “ataque cirúrgico” e alertou que a segurança pública do Distrito Federal deveria ser aumentada em até “400 vezes”. Ele afirmou ainda que fez uma promessa a “uma garota” e a “uma série de pessoas”, e que só finalizaria a “missão” após ela ser “concluída”.
Ainda no sábado (28), a Polícia Militar do Distrito Federal foi acionada para investigar outra ameaça de atentado. Por volta das 6h40, um homem se aproximou do Quartel de Comando Geral e alegou estar portando explosivos, ameaçando detoná-los. A PM localizou o veículo suspeito na N1, próximo ao Torre Palace, e iniciou a Operação Petardo. No entanto, após averiguação, nenhum artefato explosivo foi encontrado no carro.