A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu na madrugada deste domingo (12) um dos principais suspeitos do roubo de uma carga de 10 mil munições de diferentes calibres, ocorrido em abril do ano passado na Pavuna, Zona Norte do Rio. Jorge Lucas Moreira Cortez, de 31 anos, foi detido em um bar no Parque Analândia, em Duque de Caxias, após semanas de monitoramento.
O crime aconteceu no dia 14 de abril de 2024, quando um grupo de criminosos fortemente armados sequestrou uma van com funcionários e, utilizando informações privilegiadas, rendeu os vigilantes de um galpão de transportadora na Pavuna. Após acessar uma sala-cofre, os bandidos roubaram cerca de 10 mil projéteis e, em seguida, levaram o material para o Complexo do Alemão, uma das favelas dominadas pelo Comando Vermelho (CV).
De acordo com as investigações, Cortez não só participou do roubo das munições, mas também é suspeito de envolvimento em uma série de outros crimes, incluindo organização criminosa, tráfico de drogas e roubo de cargas. Ele é investigado em 8 inquéritos policiais. Em maio de 2024, seis pessoas foram presas e apontadas como integrantes da quadrilha responsável pelo roubo.
O roubo foi marcado pela violência: os criminosos estavam armados com pistolas, fuzis e granadas, e alguns dos envolvidos usavam tornozeleiras eletrônicas. Além do ataque ao galpão na Pavuna, a quadrilha também realizava abordagens a caminhões na Rodovia Washington Luís (BR-040), próximo à Reduc, em Duque de Caxias, descarregando a carga no Jardim Gramacho, no mesmo município.
GAZETA BRASIL