Líderes do FBI alertaram que hackers que invadiram o sistema da AT&T no ano passado provavelmente roubaram meses de registros de chamadas e mensagens de texto dos agentes, o que desencadeou um esforço urgente para proteger a identidade dos informantes confidenciais, segundo reportagem da Bloomberg News desta quinta-feira.
Líderes do FBI alertaram que hackers que invadiram o sistema da AT&T no ano passado provavelmente roubaram meses de registros de chamadas e mensagens de texto dos agentes, o que desencadeou um esforço urgente para proteger a identidade dos informantes confidenciais, segundo reportagem da Bloomberg News desta quinta-feira.
A violação, que se acredita ter comprometido todos os dispositivos do FBI que utilizam o serviço de segurança pública da AT&T, incluiu os números de telefone móvel dos agentes e os números para os quais ligaram e enviaram mensagens, de acordo com um documento revisado pela Bloomberg e suas entrevistas com um atual e um ex-oficial de segurança.
Em julho passado, a AT&T anunciou que a empresa sofreu um incidente de hacking massivo, com dados de cerca de 109 milhões de contas de clientes, contendo registros de chamadas e mensagens de texto de 2022, sendo baixados ilegalmente em abril.
Os oficiais do FBI informaram agentes em todo o país que detalhes sobre o uso da rede da operadora de telecomunicações provavelmente estavam entre os bilhões de registros roubados. Embora os registros hackeados não revelassem o conteúdo das comunicações, eles poderiam ligar os investigadores às suas fontes secretas, acrescentou o relatório.
Um porta-voz do FBI disse à Reuters que a agência “tem uma responsabilidade solene de proteger a identidade e a segurança das fontes humanas confidenciais, que fornecem informações todos os dias que mantêm o povo americano seguro, muitas vezes arriscando a própria vida”.
Em uma mensagem subsequente, o porta-voz disse que o FBI tem a responsabilidade de proteger a identidade de “qualquer pessoa que entre em contato com o FBI e forneça informações”.
O porta-voz da AT&T, Alex Byers, disse à Reuters que, após “criminosos roubarem dados de clientes no ano passado, trabalhamos em estreita colaboração com as autoridades para mitigar o impacto nas operações governamentais”.
A violação segue preocupações mais amplas sobre espionagem cibernética visando redes de telecomunicações dos EUA.
Em 10 de janeiro, o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, disse que os EUA tomaram medidas em resposta a operações de espionagem cibernética ligadas à China contra empresas de telecomunicações americanas.
As empresas de telecomunicações dos EUA, Verizon e AT&T, disseram no final do ano passado que suas redes foram alvo dos hackers cibernéticos, mas que agora estão seguras, pois trabalharam com o governo dos EUA e as autoridades de segurança.