ADefesa Civil do Estado de Mato Grosso está monitorando 12 municípios que estão em situação de emergência após enfrentarem chuvas intensas no Estado. Uma sala de situação para monitoramento e atendimento foi instituída pelo Governo do Estado, que será mantida enquanto houver o alto risco de desastres.
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), somente nos primeiros 15 dias de janeiro, a média de chuvas registradas no Estado foi de 171,4 milímetros. Isso equivale a 80% da média de chuvas de todo o mês de janeiro do ano passado, que foi de 215 mm.
Os municípios em situação de emergência são:
- Paranatinga
- Confresa
- Nobres
- Arenápolis
- Barra do Bugres
- Campo Novo do Parecis
- Denise
- Nova Marilândia
- Nova Olímpia
- São José do Rio Claro
- Lucas do Rio Verde
- Chapada dos Guimarães
Equipes do Corpo de Bombeiros estão atuando nos municípios de Confresa e Paranatinga fazendo o atendimento à população afetada. A Defesa Civil do Estado já foi enviada para o município para dar apoio às ações de decretação de emergência e levantamento dos danos.
Já as cidades de Cuiabá, Rio Branco, Salto do Céu e Alto Paraguai receberam colchões, kits dormitório, caixas d"água e roupas do Governo. A Defesa Civil também está auxiliando no levantamento dos danos nessas cidades.
RD NEWS