O ex-deputado federal José Genoino, ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), passou por uma cirurgia no hospital A.C. Camargo Cancer Center, em São Paulo, na última quinta-feira (16). De acordo com a assessoria de imprensa do PT de São Paulo, o procedimento foi realizado com sucesso e dentro do esperado.
Segundo a TV Globo, Genoino, que está internado na unidade desde a data da cirurgia, foi submetido a uma ressecção multivisceral de sarcoma do retroperitônio, localizada na região do abdômen. A operação durou quatro horas, e o político foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permaneceu por cerca de 24 horas. Em seguida, ele foi transferido para o quarto, onde segue em observação. O boletim médico, assinado pelo Dr. Samuel Aguiar Jr., do Centro de Referência de Tumores Colorretais, confirma que o quadro do ex-deputado segue estável.
José Genoino, que presidiu o PT entre 2002 e 2005 e teve papel ativo no primeiro mandato do governo Lula, renunciou à presidência do partido em 2005 após ser envolvido no escândalo do mensalão. Em 2012, foi condenado por corrupção ativa no contexto do esquema e preso no ano seguinte, mas teve suas penas extintas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2015.
Durante sua carreira política, Genoino foi eleito deputado federal por sete mandatos. Em 2013, após um período de licença médica, renunciou ao seu mandato para cuidar de sua saúde.
GAZETA BRASIL