Embora os bonés vermelhos de beisebol tenham se tornado sinônimo do presidente Donald Trump, a primeira-dama Melania Trump fez sua própria declaração de moda relacionada a chapéus, usando um chapéu de abas largas azul-marinho de um designer norte-americano no dia da posse.
Embora os bonés vermelhos de beisebol tenham se tornado sinônimo do presidente Donald Trump, a primeira-dama Melania Trump fez sua própria declaração de moda relacionada a chapéus, usando um chapéu de abas largas azul-marinho de um designer norte-americano no dia da posse.
O chapéu, desenhado por Eric Javits, protegeu os olhos da primeira-dama quando seu marido fez o juramento no dia 20 de janeiro, pela segunda vez. Javits afirmou que vestir a primeira-dama foi uma das maiores honras de sua carreira.
"Minha experiência artística me deu uma vantagem para trazer harmonia e equilíbrio ao rosto, criando formas de chapéus que favorecessem e realçassem todos os tipos de rosto", disse ele em um comunicado. "Neste caso específico, isso não foi difícil de fazer, já que a senhora Trump tem uma grande estrutura óssea, beleza e um maravilhoso senso de estilo."
O chapéu fez sua marca durante toda a cerimônia de posse: quando Trump se aproximou para beijar sua esposa após entrar na Rotunda do Capitólio, o chapéu deixou espaço apenas para um beijo no ar. Até o agora ex-presidente Joe Biden teve que contornar o chapéu enquanto tentava falar com sua esposa, que estava do outro lado.
Trump, falando no Salão da Emancipação após a cerimônia de juramento, brincou sobre o fato de que o chapéu de sua esposa quase foi levado pelo vento. A primeira-dama se agarrou ao chapéu enquanto um helicóptero militar, que estava decolando com Biden, gerava vento.
"Ela quase foi voando", disse Trump, rindo. "Estavam quase levantando ela do chão."
Longe do vestido e dos luvas de cashmere azul-claro da Ralph Lauren de 2017, desta vez Melania Trump combinou um casaco de lã de seda azul-marinho com uma saia azul-marinho e uma blusa de crepe de seda marfim por baixo, tudo do designer norte-americano independente Adam Lippes.
"A tradição da posse presidencial encarna a beleza da democracia americana e hoje tivemos a honra de vestir nossa primeira-dama, a senhora Melania Trump", disse Lippes em um comunicado. "O traje da senhora Trump foi criado por alguns dos melhores artesãos dos Estados Unidos e me orgulho de mostrar esse trabalho ao mundo."
Seu primeiro traje para a posse gerou comparações com o estilo de Jacqueline Kennedy, que também usou um famoso chapéu de copa alta para a posse de seu marido em 1961. Mas vestir a primeira-dama se tornou um ponto de discórdia política em 2017, quando alguns designers afirmaram que não vestiriam a primeira-dama recém-eleita, uma oportunidade que normalmente é cobiçada. Alguns usuários das redes sociais pressionaram para boicotar a Ralph Lauren naquela época.
Avançando para 2025, Ralph Lauren foi o designer escolhido pela primeira-dama Jill Biden para seu look de despedida. Ela optou por um visual monocromático em roxo, desde o casaco até os sapatos e luvas, para marcar a transição de poder.
(Com informações da AP)