O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que sua equipe está discutindo a imposição de uma tarifa de 10% sobre produtos da China, com possível entrada em vigor já em 1º de fevereiro.
“Estamos falando de uma tarifa de 10% sobre a China, com base no fato de que eles estão enviando fentanil para o México e o Canadá”, declarou Trump a repórteres na Casa Branca na noite de terça-feira (20). Ele acrescentou que a data provável para implementação seria 1º de fevereiro.
Trump também mencionou que sua equipe considera a possibilidade de uma tarifa de “aproximadamente 25%” sobre o México e o Canadá. De acordo com ele, as tarifas seriam uma resposta à suposta permissão desses países para a entrada de um grande número de pessoas pela fronteira com os Estados Unidos.
“Estamos pensando em uma tarifa de 25% sobre México e Canadá porque eles estão permitindo um número vasto de pessoas cruzando a fronteira”, afirmou Trump na segunda-feira (19).
Durante sua campanha presidencial em 2024, Trump já havia ameaçado impor tarifas de até 60% sobre produtos chineses. Em novembro, ele reforçou essa posição ao pedir, em sua plataforma de mídia social Truth Social, a aplicação de “uma tarifa adicional de 10%” sobre a China.
GAZETA BRASIL