Apesar de ser considerado um dos maiores nomes da música brasileira, o cantor Milton Nascimento não teve o reconhecimento esperado durante a cerimônia do Grammy 2025.
Apesar de ser considerado um dos maiores nomes da música brasileira, o cantor Milton Nascimento não teve o reconhecimento esperado durante a cerimônia do Grammy 2025. O cantor foi “barrado” de sentar no salão principal, onde estão indicados e convidados especiais.
A revelação foi feita pela cantora Esperanza Spalding, com quem Milton concorreu na categoria de Melhor Álbum Vocal de Jazz, por seu disco Milton + Esperanza (2024). A parceria entre os dois não resultou em uma vitória, que foi para A Joyful Holiday (2023), de Samara Joy. Porém, foi durante o evento que ocorreu a situação constrangedora envolvendo o músico brasileiro.
Em um post no Instagram, Esperanza compartilhou uma foto em que segura uma imagem de Milton Nascimento, com os dizeres "Essa lenda viva deveria estar sentada aqui". Na legenda, a artista expressou sua indignação: "Milton foi recusado a sentar nas mesas para a cerimônia deste ano. Isso não me agradou. Não estou falando de uma vitória no Grammy. Estamos celebrando a gloriosa vitória de Samara Joy. Mas, estou falando de um assento físico aqui nesta mesa em que estou sentada. Estou brava porque essa lenda viva não foi considerada importante o suficiente para sentar entre as celebridades. Então, tive que trazê-lo comigo. Grite se você nos ver na TV."
O gesto de Esperanza Spalding levanta questões sobre o reconhecimento e respeito pelos ícones da música, especialmente aqueles com uma carreira consolidada e influente como a de Milton Nascimento. A situação expõe uma desconcertante realidade sobre o tratamento de artistas consagrados em eventos de grande prestígio, que muitas vezes priorizam a visibilidade de outras figuras em detrimento dos pioneiros e lendas da indústria musical.