Política Últimas Notícias

Perda de visão relatada em pacientes tratados com Ozempic e Wegovy, aponta estudo

Pesquisadores alertam que pacientes em uso de medicamentos para diabetes e perda de peso, como semaglutida e tirzepatida, estão relatando perda de visão logo após começarem o tratamento.

Por Comando da Notícia

11/02/2025 às 20:53:29 - Atualizado há
Foto: Gazeta Brasil

Pesquisadores alertam que pacientes em uso de medicamentos para diabetes e perda de peso, como semaglutida e tirzepatida, estão relatando perda de visão logo após começarem o tratamento. Alguns pacientes relataram mudanças preocupantes na visão apenas dias ou semanas após usarem as injeções.

Um estudo publicado na JAMA Ophthalmology descreve os casos de nove pacientes, com idades entre 37 e 77 anos, que desenvolveram complicações oculares após o uso de semaglutida ou tirzepatida. De acordo com os pesquisadores, “houve uma preocupação recente de que semaglutida e medicamentos semelhantes possam estar associados a complicações oftálmicas”.

Entre os casos relatados, destaca-se o de uma mulher na faixa dos cinquenta anos com diabetes tipo 2, que acordou com “perda dolorosa de visão no olho esquerdo” um dia após injetar sua primeira dose de semaglutida — o ingrediente ativo das injeções Ozempic e do medicamento para perda de peso Wegovy. Ela interrompeu o uso do medicamento por dois meses, mas foi forçada a retomar devido ao controle de seu diabetes. Duas semanas após reiniciar o tratamento, ela perdeu a visão também no olho direito.

Outra mulher, na casa dos trinta anos, relatou ver “sombras” que turvaram sua visão no olho direito dois ou três dias após o uso do medicamento, iniciado três meses antes. Um homem, que usou tirzepatida por um ano para controlar o diabetes tipo 2, sofreu sangramento no olho direito.

Os pesquisadores, no entanto, destacaram que a causa exata da perda de visão dos pacientes ainda é incerta, pois não foi possível estabelecer uma relação de causa e efeito entre os medicamentos e as complicações oculares. Eles sugerem que a semaglutida e a tirzepatida, ao reduzirem rapidamente os níveis de açúcar no sangue, podem danificar os vasos sanguíneos nos olhos, o que poderia levar à perda de visão.

No estudo, sete dos pacientes diagnosticados apresentaram neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica (NOIAN), uma condição rara que normalmente causa perda súbita de visão em um olho. Um paciente foi diagnosticado com papilite, que é a inflamação do nervo óptico, enquanto o restante desenvolveu maculopatia aguda paracentral do meio.

Em resposta ao estudo, um porta-voz da Novo Nordisk, fabricante dos medicamentos Ozempic e Wegovy, afirmou que “a segurança do paciente é uma prioridade para a Novo Nordisk”, acrescentando que qualquer decisão de iniciar o tratamento deve ser feita em consulta com um profissional de saúde, que deve avaliar os benefícios e riscos para o paciente. O porta-voz também ressaltou que as condições oculares são comorbidades bem conhecidas em pessoas com diabetes, e que o estudo não demonstrou uma relação causal entre semaglutida e as condições oculares.

Por sua vez, a Eli Lilly, fabricante da tirzepatida (Mounjaro), também destacou que “a segurança do paciente é a principal prioridade da Lilly”, e afirmou que a tirzepatida é autorizada para o tratamento do diabetes tipo 2 e para gestão de peso, ajudando milhões de pacientes ao redor do mundo.

Pesquisadores da Harvard Medical School descobriram que pacientes diabéticos que foram prescritos com semaglutida têm mais de quatro vezes mais chances de serem diagnosticados com NOIAN, uma condição causada pela perda de fluxo sanguíneo para o nervo óptico, resultando em perda súbita de visão em um olho, mas sem dor.

Fonte: GAZETA BRASIL
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Comando Geral BG

© 2025 Comando Geral BG - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Comando Geral BG
Acompanhantes de Goiania Deusas Do Luxo