Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

EM APROVAÇÃO

Governo quer transformar mais 31 escolas de MT em cívico-militares - veja lista


ASecretaria de Estado de Educação (Seduc) quer transformar mais 31 escolas de Mato Grosso em escolas cívico-militares. Entre elas, estão seis escolas em Cuiabá e duas em Várzea Grande. A consulta para conversão para o modelo nestas escolas será realizada na próxima terça (25) e quarta-feira (26). (Veja a lista das escolas no fim desta reportagem)

Os editais de chamamento para a aprovação da conversão das 31 escolas em 26 municípios foram publicados no Diário Oficial de segunda-feira (17). As consultas são direcionadas aos pais e responsáveis legais pelos estudantes matriculados em cada unidade, além dos alunos maiores de 16 anos matriculados.

Por meio de votação secreta, os participantes poderão manifestar sua opinião sobre a proposta de conversão de cada unidade em modelo de gestão cívico-militar, indicando a opção escolhida entre "Aprovo" e "Não Aprovo", conforme orientações delineadas no edital. O resultado de cada escola será apresentado depois do término da votação e divulgado por meio de comunicado afixado na escola, na Diretoria Regional de Educação, bem como nas respectivas redes sociais da Seduc.

Atualmente, Mato Grosso possui 29 unidades militares da rede estadual de ensino em funcionamento, ao passo que o governo federal acabou com o programa de escolas cívico-militares. São 24 sob gestão da Polícia Militar e cinco do Corpo de Bombeiros Militar, com cerca de 5 mil vagas distribuídas em 23 municípios. A procura é tanta por matrículas nessas escolas, que a Seduc tem feito processo seletivo.

O modelo cívico-militar mantém o currículo tradicional da Seduc, com professores responsáveis pelo ensino, enquanto os militares da reserva contribuem para a organização e disciplina das unidades. Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a ampliação de escolas cívico-militares é um anseio da comunidade escolar, com solicitações feitas em quase todos os municípios. O objetivo da Seduc é ter, até o final de 2025, 100 escolas neste modelo em Mato Grosso.

Em janeiro do ano passado, o governador Mauro Mendes (União) sancionou a Lei que cria o Programa Escolas Estaduais Cívico-Militares no Estado e vai na contramão do Governo Federal, que extinguiu o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares em julho de 2023.

Confira a lista das escolas que passarão por consultas:

RD NEWS

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!