O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), foi escolhido pelo presidente eleito Lula (PT) para coordenar a equipe de transição. A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira (1º) em uma reunião com Gleisi Hoffmann, presidente do PT, Alozio Mercadante, responsável por criar o seu plano de governo, e outros membros cúpula petista em um hotel na capital paulista.
“Nós vamos começar as tratativas na quinta-feira (3). Nós já estamos pensando, mas na quinta-feira a gente começa a fazer essa composição [da equipe de transição]”, disse Gleisi, em São Paulo, após o anúncio da equipe. “Nossa proposta é ir para Brasília, já ter uma reunião presencial com quem for a parte do governo que vai fazfer essa transição para que a gente já possa colocar em operação a equipe de transição.”
Alckmin terá como interlocutor o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, que deve coordenar a equipe de transição pelo lado do governo. Membros da comitiva petista, entre eles Gleisi e Mercadante, se reunirão com Nogueira já nesta quinta-feira (3) em Brasília. A equipe de transição terá cerca de 50 integrantes — a força-tarefa inclui grupos de trabalho sobre temas diversos.
Segundo Gleisi, na conversa que teve com Ciro Nogueira o ministro disse que o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), deu sinal verde para a transição ser feita.