Política

Confira quem lidera o ranking digital de presidenciáveis para 2026

O cantor Gusttavo Lima aparece como o nome mais influente no debate digital sobre a corrida presidencial de 2026, de acordo com o Índice Datrix de Presidenciáveis (IDP) referente a fevereiro.

Por Comando da Notícia

24/02/2025 às 19:58:21 - Atualizado há

O cantor Gusttavo Lima aparece como o nome mais influente no debate digital sobre a corrida presidencial de 2026, de acordo com o Índice Datrix de Presidenciáveis (IDP) referente a fevereiro. O levantamento, que analisa o engajamento e a repercussão dos possíveis candidatos nas redes sociais, aponta que o sertanejo atingiu 37,45 pontos, ficando à frente de figuras políticas tradicionais.

O segundo colocado no ranking é Pablo Marçal, com 32,68 pontos, seguido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que obteve 27,60 pontos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece apenas na sexta posição, com 11,26 pontos.

Engajamento massivo nas redes

Com mais de 45 milhões de seguidores no Instagram, Gusttavo Lima teve apenas uma publicação política no período analisado, no dia 7 de fevereiro. Mesmo assim, a postagem alcançou cerca de um milhão de interações, número quatro vezes maior que a publicação mais engajada do presidente Lula no mesmo mês, que obteve aproximadamente 250 mil interações. Mais de 65% das menções ao cantor por stakeholders tiveram alguma relação com as eleições de 2026.

Segundo João Paulo Castro, CEO da Datrix, o impacto digital de Gusttavo Lima é resultado da mobilização de sua base de fãs. "O alto engajamento mostra o potencial de influência do artista dentro do debate político. Seu nome tem sido cada vez mais associado ao cenário eleitoral", explica.

Pablo Marçal e Tarcísio de Freitas também se destacam

O empresário e influenciador digital Pablo Marçal, que aparece na segunda posição, foi citado por mais de 75 milhões de pessoas com menções ligadas à sua possível candidatura à Presidência da República. Um dos principais fatores para sua ascensão no IDP foi a especulação de que ele poderá assumir a presidência do PRTB em 2025. No entanto, Marçal enfrenta um obstáculo jurídico: a Justiça Eleitoral de São Paulo o declarou inelegível por oito anos, em decisão ainda sujeita a recurso.

Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, mantém uma reputação digital favorável após dois anos no cargo. De acordo com o estudo, quando analisadas apenas as menções positivas, ele fica atrás apenas de Gusttavo Lima. No entanto, quando associado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, suas menções tendem a se tornar mais polarizadas. Bolsonaro, por sua vez, não foi avaliado no IDP por estar inelegível até 2030 devido à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Lula e os desafios nas redes

Apesar de estar atrás de Gusttavo Lima no ranking do IDP, o presidente Lula ainda concentra 85% de todas as menções ao debate presidencial nas redes sociais, segundo a Datrix. "O que os dados mostram é que o presidente reagiu nas redes, aumentou seu colchão reputacional e conseguiu melhorar sua comunicação digital", afirma João Paulo Castro.

Entretanto, Lula também enfrenta desafios no ambiente digital. As principais críticas ao petista giram em torno da inflação dos alimentos e dos pedidos de impeachment, temas que ganharam força nas redes. As pesquisas de opinião recentes tiveram repercussão mista: por um lado, sua popularidade apresentou queda, mas, por outro, os levantamentos indicam que ele venceria a disputa na maioria dos cenários projetados.

Metodologia do IDP

O Índice Datrix de Presidenciáveis (IDP) é baseado em três dimensões: engajamento nas redes sociais dos presidenciáveis, menções feitas por stakeholders (influenciadores, imprensa e outros políticos) e a tonalidade das postagens – classificadas como muito positiva, positiva, neutra, negativa ou muito negativa. A análise utiliza inteligência artificial para processar milhões de dados de plataformas como X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky e YouTube, gerando uma nota de -100 a +100 para cada presidenciável.

Os resultados do IDP de fevereiro foram apresentados no programa "CNN Eleições – 2026 Já Começou", comandado pelo cientista político Antonio Lavareda e pela jornalista Clarissa Oliveira. A cada mês, a CNN Brasil divulgará novas atualizações do estudo, monitorando a evolução do cenário eleitoral digital rumo às eleições de 2026.

 

Fonte: GAZETA BRASIL
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Comando Geral BG

© 2025 Comando Geral BG - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Comando Geral BG
Acompanhantes de Goiania Deusas Do Luxo