Falando em um evento na Califórnia na sexta-feira, o presidente dos EUA, Joe Biden, disse que seu governo pretende fechar usinas de energia movidas a carvão “em toda a América” ??e substituí-las por geradores movidos a energia eólica ou solar.
Biden estava em San Diego como parte de uma viagem à Costa Oeste para arrecadar fundos para os democratas antes das eleições de meio de mandato da próxima semana. Durante um discurso na sexta-feira, o presidente relembrou a visita a uma antiga usina de carvão em Massachusetts, que havia sido reaproveitada para geração de energia eólica. Ele disse que isso aconteceu porque continuar a usar carvão era muito caro – presumivelmente devido aos custos impostos pelas regulamentações governamentais.
“Vamos fechar essas usinas em toda a América e ter energia eólica e solar”, disse Biden à plateia.
As declarações de Biden vieram durante um evento na Viasat Inc., destinado a destacar o “CHIPS and Science Act” que seu governo promulgou em agosto. O projeto reservou cerca de US$ 280 bilhões para a fabricação doméstica de microchips.
De acordo com a Reuters, a viagem de Biden à unidade fabril “destina-se a reforçar o apoio aos democratas, que enfrentam um risco real de perder suas maiorias no Congresso dos EUA”. A Califórnia é um reduto democrata com poucas chances de uma virada nas próximas eleições, no entanto.
A promessa do presidente de demitir mineiros de carvão e trabalhadores de usinas de energia saiu pela culatra quase que instantaneamente, com os republicanos da oposição compartilhando o clipe no Twitter e em outras plataformas de mídia social.
Biden dobrou o esforço para fechar indústrias que seu governo vê como contribuindo para o aquecimento global, prometendo reduzir as emissões de carbono dos EUA pela metade até 2030. Isso está ocorrendo independentemente de seu outro objetivo declarado de “equidade” racial. No mês passado, os democratas que comandam o Novo México fecharam uma mina de carvão e a usina de energia próxima, eliminando centenas de empregos no já empobrecido país Navajo, informou a AP .