A NASA adiou nesra terça-feira (8) o lançamento altamente antecipado de seu foguete Artemis, enquanto a tempestade tropical Nicole se move em direção à Flórida.
Funcionários da agência disseram em um post no blog que decidiram mudar a data de lançamento de segunda-feira, 14 de novembro, para quarta-feira, 16 de novembro, para garantir que as melhores condições estejam disponíveis no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.
“Ajustar a data de lançamento prevista permitirá que a força de trabalho atenda às necessidades de suas famílias e lares e forneça tempo logístico suficiente para voltar ao status de lançamento após a tempestade”, escreveu a NASA.
Haverá uma janela de lançamento de duas horas a partir de 1h04 ET de 16 de novembro. Uma data de lançamento de backup está disponível no sábado, 19 de novembro, se necessário.
Espera-se que a tempestade tropical Nicole se fortaleça em um furacão de categoria 1 e atinja a costa perto de West Palm Beach, na Flórida, na quarta-feira ou no início da quinta-feira.
A NASA já atrasou o lançamento do foguete Artemis antes da chegada do furacão Ian no final de setembro. A agência também eliminou duas tentativas anteriores de lançamento.
Antes do lançamento de 16 de novembro, o foguete do Sistema de Lançamento Espacial (SLS) e a espaçonave Orion permanecerão na plataforma de lançamento no Centro Espacial Kennedy com uma equipe dedicada à disposição para monitorar o equipamento.
A NASA diz que o foguete SLS, que enviará Orion a mais de 40.000 milhas além da lua após um lançamento bem-sucedido, pode suportar ventos de 85 milhas por hora. As condições atuais de previsão de Nicole não antecipam ventos que excedam essas velocidades.
As equipes também tomaram várias precauções para proteger equipamentos vitais durante a tempestade, incluindo desligar a espaçonave Orion.
O lançamento do Artemis 1 da NASA é o primeiro de uma série de missões que visam enviar astronautas de volta à Lua pela primeira vez em cerca de 50 anos.