A deputada do PC do B, que está entre os nomes cotados ao Ministério da Cultura, também comentou a questão do Orçamento Secreto no Congresso Nacional. Segundo ela, não deve haver chantagem dos defensores das Emendas de Relator em troca do apoio à PEC da Transição, que pede autorização pra extrapolar o teto de gastos em 2023 para bancar as promessas de campanha do presidente eleito Lula (PT).
Ela lembrou que em agosto, os deputados de oposição votaram a favor da PEC dos benefícios, mesmo entendendo que era eleitoral.
“A discussão não está sendo essa. Eu não vi essa discussão sendo feita assim. Agora é votar essa PEC da Transição para garantir o orçamento. Até porque da mesma forma como nós votamos a PEC para ter os 600 reais, e todo mundo entendeu que isso era um efeito eleitoral, mas nós votamos porque não tinha como votar contra 600 reais para o povo, eles também não tem como votar contra os 600 reais para o povo de forma permanente. Então é um problema político. Então não tá se votando isso em troca do orçamento secreto essa discussão, essa relação, não tá existindo”, afirmou a deputada.
Na mesma entrevista o vice-presidente eleito Geraldo Alckimin também foi questionado sobre o relatório que as Forças Armadas vão apresentar sobre as urnas eletrônicas nesta quarta-feira (9). Os militares se comprometeram a realizar uma auditoria do pleito, diante de questionamentos do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seus apoiadores sobre a lisura do processo eleitoral.
Alckimin disse não temer o relatório e afirmou que quem cuida dessas questões é a Justiça Eleitoral. “Estava disputando eleição o poder Legislativo e o Poder Executivo. O Poder Executivo, governadores, vices, presidente O Poder Legislativo, deputados federais, estaduais e senadores. Se os dois poderes estão disputando, quem tem que comandar a eleição é o Poder Judiciário, que não disputa. Cabe a ele zelar pelo cumprimento da lei. Ele é quem responde pelo cumprimento da lei em defesa da sociedade”, disse o vice-presidente eleito.
Geraldo Alckimin também defendeu a credibilidade da Justiça Eleitoral brasileira, “o Brasil tem o reconhecimento internacional de eficiência. Num país continental, o quinto maior do mundo e um dos mais populosos do mundo. Você tem um exemplo ação eficaz da Justiça Eleitoral. E a ela cabe discutir e debater essas questões”.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Alckimin diz que Orçamento Secreto deveria ser votado no STF ainda este ano no site CNN Brasil.