Segundo Flávio Calife, economista responsável pela área de indicadores e estudos econômicos da Boa Vista, os setores precisam ser criativos para tentar alavancar as vendas.
Dos entrevistados, 54% afirmam que apostarão em promoções e métodos de vendas em redes sociais para tentar alavancar os resultados.
Olhando especificamente para o varejo, os empresários irão apostar em descontos (64%), em redes sociais (47%), além de criar promoções para a data (43%). Os setores de indústria e serviços, além dessas estrategias, investirão em novas formas e aumento no prazo de pagamentos.
Quanto à mão de obra, a pesquisa mostrou que 77% dos empresários — incluindo o varejo — não pretendem realizar novas contratações na data. Para 76% dos que não vão contratar, o motivo é que o quadro atual de colaboradores já é suficiente.
71% dos entrevistados afirmaram ainda que não pretendem fazer estoque extra para a Black Friday. Quando se olha apenas para o varejo, esse número cai para 58%.
Os motivos para não reforçarem o estoque, de modo geral, são falta de capital de giro (53%), estoque suficiente (20%) e queda das vendas pós-pandemia (27%).
*Sob supervisão de Thâmara Kaoru
Este conteúdo foi originalmente publicado em Black Friday: 44% dos empresários esperam faturamento maior neste ano, diz pesquisa no site CNN Brasil.