Atualmente, o setor aéreo responde por cerca de 3% do total de emissões globais de carbono a cada ano, e depende principalmente de combustíveis tradicionais baseados em fósseis que exigem várias formas de perturbação ambiental para serem produzidos.
Algumas das maiores companhias aéreas do mundo já estão aderindo à visão da Air Company. A empresa anunciou no mês passado que a Jet Blue e a Virgin Atlantic, bem como a empresa de aeronaves Boom Supersonic, concordaram em comprar milhões de litros de seu combustível nos próximos anos.
A Jet Blue Ventures, braço de investimentos da companhia aérea, também investiu diretamente na rodada de financiamento de US$ 30 milhões da Air Company no início deste ano.
“Pensamos sobre o que a empresa faz é tentar resolver os problemas mais difíceis da humanidade”, disse Gregory Constantine, cofundador e CEO da Air Company, à CNN em entrevista no mês passado. “Para nós, a mudança climática é o maior desafio que estamos enfrentando como humanidade até hoje.”
Vários produtores de combustível de aviação sustentável surgiram nos últimos anos, incluindo um grande produtor finlandês chamado Neste, muitos deles usando ingredientes como material vegetal e óleo de cozinha.
Mas o processo de produção da Air Company começa retirando do ar as emissões de carbono nocivas.
A empresa primeiro colhe carbono, principalmente de ambientes industriais, como instalações de produção de biocombustíveis.
Em seguida, pega água, separa o hidrogênio do oxigênio e mistura o carbono capturado com o hidrogênio e uma mistura proprietária de outros compostos, de acordo com o CTO da Air Company, Stafford Sheehan.
A solução é destilada, usando o que parece ser uma versão maior de, digamos, um sistema de destilação de uísque. Os produtos finais são o álcool etílico, que é usado para fazer a vodca da empresa e outros produtos como perfumes, além da parafina, que é a base de seu combustível de aviação.
De certa forma, disse Sheehan, o processo imita o funcionamento das plantas: ele absorve carbono e, além dos produtos finais, a única outra saída é o oxigênio. E a empresa diz que seus testes indicaram que os aviões devem poder voar usando seu combustível sem misturá-lo com combustíveis fósseis ou modificar seus motores.
No momento em que um avião voar usando o combustível da Air Company, ele terá liberado a mesma quantidade de dióxido de carbono de volta à atmosfera que foi capturada para produzir o combustível, o que significa que o processo em geral é neutro em carbono, disse Sheehan.
A empresa usa fontes de energia renováveis, como a solar, para alimentar suas instalações de produção.
A Air Company ainda tem algum trabalho a fazer até que seu combustível derivado de carbono esteja pronto para ser amplamente utilizado em voos comerciais. Ele precisa de mais testes e precisa aumentar sua pegada de fabricação.
Sheehan disse que a próxima unidade de produção da empresa já está em andamento e terá cerca de 100 vezes o tamanho de sua instalação de teste no Brooklyn, que provavelmente tem o tamanho de um apartamento de dois quartos em Nova York.
A empresa também precisará reduzir o custo de seu combustível, que atualmente é mais caro do que os combustíveis tradicionais para aviação, embora a empresa tenha se recusado a fornecer detalhes sobre quanto.
A Air Company disse que “os consumidores não sentirão o impacto dessa mudança” e acrescentou que a redução do custo será alcançada em parte “por meio de uma série de incentivos governamentais disponibilizados aos produtores de combustível gerando alternativas sustentáveis”.
Constantine disse que a empresa está planejando o primeiro teste de combustível em um avião comercial no próximo ano e espera que seu combustível seja usado em seu primeiro voo comercial de passageiros até 2024.
Ainda assim, a Air Company está esperançosa de que seus esforços possam eventualmente atrapalhar o setor de aviação para melhor, assim como está trabalhando para fazer com seus bens de consumo.
“A aviação tem sido parte do objetivo desde o início”, disse ele. “No entanto, para chegar a esses grandes mercados industriais, como combustível de aviação, que é tradicionalmente conhecido como as indústrias mais quentes para descarbonizar, levará tempo. Vai exigir muito dinheiro e muito esforço.”
Este conteúdo foi originalmente publicado em Startup que lançou vodka de carbono recapturado agora produz combustível de aviação com mesma técnica no site CNN Brasil.