Ícone do vôlei brasileiro, Maria Isabel Barroso Salgado, mais conhecida como Isabel, morreu na manhã desta quarta-feira, 16, aos 62 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A informação foi confirmada por amigos próximos da ex-jogadora. Nascida no Rio de Janeiro, a ex-ponteira foi revelada pelo Flamengo e ficou conhecida por levar a seleção brasileira feminina às Olimpíadas de Moscou-1980 e Los Angeles-1984. Além disso, foi a primeira mulher do esporte a atuar profissionalmente no exterior, sendo contratada pelo Modena, da Itália, em 1980. Após encerrar a carreira nas quadras, migrou para o vôlei de areia e também se destacou – ao lado da companheira Jackie Silva, foi campeã Mundial em Miami, em 1994. Já nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, foi uma das esportistas a carregar a tocha olímpica. No início desta semana, Isabel foi indicada para integrar a pasta de esporte na equipe de transição de Lula, presidente eleito em outubro. Ela deixa três filhos: Maria Clara Salgado, Pedro Solberg e Carol Solberg, todos jogadores de vôlei de areia.
A produtora de cinema Paula Barreto, que preparava um documentário sobre a lenda do vôlei, informou que Isabel morreu devido a uma bactéria no pulmão. “Queridos amigos, nossa Isabel se foi. Fiz um call com ela na segunda-feira quando emplacamos o projeto que tenho com ela na HBO . Ela estava super feliz, me ligou depois eufórica. Ela estava super gripada. Falei para ela ir a um hospital, ela me disse que já tinha ido e testado negativo para Covid. Na segunda a noite foi dormir passou mal. Deixou para ir para o hospital Sírio na terça de manhã. Quando acordou na terça já estava bem pior. Internou no Sírio já no CTI. Detectaram um bactéria que já tinha tomado todo o pulmão. Foi entubada e teve uma parada cardíaca às 4 da manhã hoje e não resistiu”, comunicou a amiga da ex-ponteira.
O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento de Isabel Salgado, uma das maiores referências do vôlei nacional. Formada na base do clube, Isabel deu os primeiros passos na Seleção Brasileira enquanto vestia o Manto e foi bicampeã nacional pelo Rubro-Negro…
— Flamengo (@Flamengo) November 16, 2022
Perda irreparável, Isabel Salgado. Meus profundos sentimentos a todos os familiares e amigos. Luto.
— Ana Moser (@anabmoser) November 16, 2022