Nesta quarta-feira (7), o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, general Augusto Heleno, avaliou que as manifestações no último Dia da Independência ocorreram dentro da normalidade.
“Felizmente, contrariando prognósticos pessimistas, os fatos do Sete de Setembro foram muito tranquilos, controlados e absolutamente dentro dos padrões das manifestações em países democráticos”, disse Heleno durante uma audiência pública da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CCFC) da Câmara.
O ministro foi convocado a prestar esclarecimentos à comissão sobre “ataques” em 7 de setembro – Dia da Independência do Brasil – e “escalada de violência pela extrema-direita”.
Heleno foi questionado sobre o reconhecimento do resultado das eleições presidenciais realizadas em outubro. A pergunta foi feita pelo deputado federal Elias Vaz (PSB-GO).
“Essas outras coisas que o senhor falou aí estão dentro de um contexto em que muitos não reconhecem o resultado eleitoral, e estamos esperando solução para algumas coisas que foram pleiteadas. Foram normalmente ignoradas pelo TSE [Tribunal Superior Eleitoral], pelo próprio STF [Supremo Tribunal Federal], e estamos vivendo uma situação esdrúxula no Brasil, que não merece comentário agora porque não é o motivo da convocação”.
GENERAL HELENO HOJE NA "CÂMARA": "NÃO…" 07/12/2022
Comentário: Deputado da esquerda quis saber do General o motivo de não aceitar a vitória do "Lula". Resposta…Hum! pic.twitter.com/KQG2ivikMV
— euripedes marcos (@euripedesmarcco) December 7, 2022