A CDL de Barra do Garças, orienta aos empresários que ao receberem cobranças, que observem a origem, procurem seus contadores ou assessoria jurídica.
Todos os dias surgem no país diversos golpes praticados por estelionatários com o objetivo de extorquir dinheiro da população, o mais recente é o "golpe de cartório".
Os empresários de Barra do Garças e região, devem ficar atentos para não serem vítimas do chamado "Golpe do Cartório". O golpe é realizado por meio de correspondências, telefonemas ou através de e-mails de uma falsa empresa de cobrança, que afirma existirem débitos que precisam ser pagos até determinado horário, sob a ameaça de o título ser protestado. Essa falsa empresa, que se utiliza do nome de uma verdadeira, informa um número de telefone como se fosse de um cartório, que, ao ser contactado, confirma a existência do débito, fazendo a vítima acreditar na história.
A CDL de Barra do Garças, orienta aos empresários que ao receberem cobranças, que observem a origem, procurem seus contadores ou assessoria jurídica. Os criminosos vem utilizando de dados reais, de fácil acesso na internet, utilizando também timbres cartorários. todavia, não existe um Cartório Nacional de Títulos e Protestos.
Fiquem atentos aos boletos e cobranças desconhecidas, na duvida, consulte o CNPJ de sua empresa junto ao SPC Brasil para verificar eventuais negativações e protestos.
Crime de estelionato
Caso a empresa tenha sido vítima do golpe ou tenha recebido a ligação do estelionatário, os advogados orienta que os empresários procurem as autoridades competentes, como Polícia Civil ou Federal, para registrar a ocorrência. É necessário denunciar, porque é um golpe de estelionato.