Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Empossado como presidente do TCU, Bruno Dantas exalta Moraes e condena atos em Brasília


Nesta quarta-feira, 14, o novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) tomou posse diante de uma plateia cheia de autoridades, como os presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) e Arthur Lira (Progressistas), e a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), também compareceram à cerimônia. No primeiro discurso como presidente do TCU, Bruno Dantas disse que o Brasil viveu um retrocesso nos últimos anos e que seu mandato terá como prioridade alavancar as políticas públicas para redução da desigualdade econômica e social: “Nos últimos anos vivenciamos um verdadeiro retrocesso civilizatório em que o alarido das redes sociais e a instabilidade institucional relegaram ao segundo plano o que deveria ser prioritário em nossa sociedade. Eis o resultado, a fome e a pobreza, que gradativamente se afastavam de nós, voltaram a atormentar o país em níveis elevados, atingindo mais bruscamente as mulheres, as crianças e as pessoas negras”.

Dantas também criticou os recentes episódios violentos que aconteceram em Brasília: “Não é patriota quem prega a violência, quem destrói o patrimônio público ou privado, quem agride ou fere terceiros por diferenças ideológicas, quem se arma para derramar o sangue de seus patrícios. Não é patriota quem drena a energia, alegria e a paz do seu povo. Patriota é aquele que ama o seu país, patriota é quem busca fortalecer as instituições republicanas e democráticas. Patriota é a parcela da sociedade brasileira que quis e participou ativa e pacificamente para a recuperação da cidadania, vendo triunfar a democracia contra o arbítrio na promulgação da Constituição de 88”. O novo presidente do TCU quebrou o protocolo da cerimônia e convidou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, para sentar junto com as demais autoridades na mesa. Dantas disse que Moraes encarna o vigor das instituições democráticas.

Na mesma cerimônia, o ministro Vital do Rêgo também foi empossado como vice-presidente e corregedor do TCU. O mandato de ambos, presidente e vice, tem prazo de um ano, com a possibilidade de recondução por mais um ano. A nova presidência do tribunal entra oficialmente em exercício a partir do dia 1º de janeiro de 2023. Bruno Dantas foi indicado pelo plenário do Senado Federal em 2014 para assumir a vaga de ministro do TCU, foi vice-presidente do tribunal de 2021 a 2022 e atualmente ocupa o cargo de presidente em exercício por conta da aposentadoria da ministra Ana Arraes. Antes de iniciar a trajetória no tribunal, Dantas fez parte do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público.

*Com informações da repórter Iasmin Costa

Jovem pan

Jornal Da Manhã Política Alexandre De Moraes Arthur Lira Bruno Dantas Geraldo Alckmin Lula Rodrigo Pacheco Rosa Weber Tribunal De Contas Da União Vital Do Rêgo

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!