Parlamentares vão acionar o Ministério dos Direitos Humanos e a Defensoria Pública da União para garantir melhores condições aos 1.500 manifestantes que foram detidos por atos de vandalismo em Brasília neste domingo (8). Deputados pedem que sejam dadas as “condições básicas” para esses manifestantes.
A deputada Carla Zambelli (PL-SP) disse que falta água e comida para os detidos pela Polícia Federal.
“Recebemos a informação de que falta água e falta comida para eles. Acionamos a DPU e o Ministério dos Direitos Humanos. Entre os detidos, há manifestantes que atuavam de forma pacífica e vândalos. Seja como for, todos necessitam de condições básicas”, disse Zambelli.
Além de Zambelli, o grupo é composto por Carlos Jordy (PL-RJ) e Bia Kicis (PL-DF), Luiz Lima (PL-RJ) e os recém-eleitos Zé Trovão e Rodolfo Nogueira.
Alguns vídeos que viralizaram nas redes sociais, mostravam centenas de manifestantes detidos pela Polícia Federal aguardando “aglomerados” o processo de triagem em ginásio da corporação nesta segunda-feira (9).
Detidos no ginásio da Academia Nacional da PF, em Brasília, reclamam que estão sendo mantidos sem alimentação. pic.twitter.com/hxIspYAjyN
— Gazeta Brasil (@SigaGazetaBR) January 9, 2023