Os 152 pacientes que estavam na lista de espera puderam testar a moldagem das próteses que serão entregues em março
Nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro, a Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais uma etapa do Programa Brasil Sorridente, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Barra II. Desta vez, foram atendidos 152 pacientes que aguardavam para testar a moldagem das próteses. Na ocasião, também foram entregues 21 próteses dentárias para os pacientes que aguardavam os ajustes.
De acordo com o coordenador de saúde bucal, Leandro Melo, a etapa realizada contribui para identificar quais próteses necessitam de ajustes, para que em março, elas sejam entregues aos donos. "Nesta etapa conferimos se a prótese está com encaixe perfeito na boca do paciente, ou se precisa de ajuste. Em alguns casos não há necessidade de ajuste, e a prótese já é entregue ao paciente", disse o coordenador.
O prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson Gonçalves, explica que o Programa faz parte do Plano Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde e tem o objetivo de ofertar serviços odontológicos de forma gratuita e ações de educação e promoção de saúde bucal. "Nossa alegria é perceber que esse serviço contribui para que a população tenha mais qualidade de vida e recupere sua autoestima", completou o prefeito.
Os interessados em participar do Programa devem procurar a UBS mais próxima de sua residência e passar por uma avaliação odontológica. Caso o dentista identifique a necessidade da prótese, o paciente entrará para a lista de espera.