O Pentágono detectou o que acredita ser um balão espião no norte dos EUA e o está monitorando de perto, embora a Casa Branca tenha aconselhado a não tomar medidas militares para derrubá-lo. O balão, que autoridades dizem pertencer à China, foi visto pela primeira vez na quarta-feira.
O porta-voz do Pentágono Brig. O general Pat Ryder anunciou nesta quinta-feira (2) que o governo dos EUA “detectou e está rastreando um balão de vigilância de alta altitude que está sobrevoando os Estados Unidos continental agora” e o está observando de perto. O balão foi avistado pela última vez nos céus acima de Billings, Montana, mas sua localização atual não foi divulgada.
Em uma reunião na quarta-feira comandada pelo secretário de Defesa Lloyd Austin, altos oficiais militares discutiram como responder ao balão e informaram a Casa Branca sobre sua localização, garantindo que não representava ameaça para as aeronaves devido à sua alta altitude. Os militares ainda estão considerando a opção de derrubá-lo.
Ele também sobrevoou as Ilhas Aleutas, na costa do Alasca e através do Canadá.
O secretário de defesa dos EUA, Lloyd Austin, convocou uma reunião de líderes militares e de defesa para revisar o perfil de ameaça do balão e as possíveis respostas, que foram apresentadas ao presidente dos EUA, Joe Biden , na quarta-feira.
Os EUA envolveram autoridades chinesas “com urgência” e comunicaram a gravidade da situação.