Alvo de críticas do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aliados, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), disse, que a atuação do Banco Central deve corresponder com a “política aprovada nas urnas”.
“A política monetária do BC tem que estar de acordo com a política que venceu nas urnas”, disse Gleisi ao portal Metrópoles, nesta quinta-feira (9). “Há um tabu de que não pode se discutir política monetária no país”, prosseguiu a petista.
“Não tem como discutir desenvolvimento econômico no país se não colocar isso em discussão. Ninguém aqui está questionando e querendo mudar a legislação do BC. Pode ser até que tenha alguém que queira, mas não é o foco do governo”, complementou Gleisi.
Mais cedo, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), defendeu a autonomia do Banco Central, aprovada pelo Congresso em 2021. Para Lira, a independência do BC é uma “marca mundial” e “não retroagirá”. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem feito críticas à atuação da autarquia.