Nishad Singh, ex-diretor de engenharia da agora falida exchange de criptomoedas FTX , se declarou culpado de seis acusações de fraude criminal em uma audiência na terça-feira, enquanto promotores dos EUA intensificam sua investigação sobre membros do círculo íntimo de Sam Bankman-Fried .
As seis acusações contra Singh incluem conspiração para cometer fraude de valores mobiliários, conspiração para cometer lavagem de dinheiro e conspiração para violar as leis de financiamento de campanha.
“Sinto muito por meu papel em tudo isso”, disse Singh, acrescentando que disse saber em meados de 2022 que o fundo de hedge de Bankman-Fried, Alameda Research, estava emprestando fundos de clientes da FTX e os clientes não sabiam. Singh disse que perderia os lucros do esquema.
Singh se declarou culpado de uma acusação de fraude eletrônica, três acusações de conspiração para cometer fraude, uma acusação de conspiração para cometer lavagem de dinheiro e uma acusação de conspiração para fraudar os Estados Unidos ao violar as leis de financiamento de campanha. O juiz distrital dos EUA, Lewis Kaplan, aceitou o apelo.
“A confissão de culpa de hoje ressalta mais uma vez que os crimes na FTX foram vastos em escopo e consequência”, disse o procurador-geral de Manhattan, Damian Williams. “Eles abalaram nossos mercados financeiros com uma fraude multibilionária. E eles corromperam nossa política com dezenas de milhões de dólares em contribuições ilegais de campanha. Esses crimes exigem justiça rápida e certa e é exatamente isso que estamos buscando no Distrito Sul de Nova York”.
Bankman-Fried, fundador da FTX, foi acusado em dezembro de oito acusações de fraude e conspiração. Os promotores dizem que ele roubou bilhões em depósitos de clientes da FTX para cobrir perdas em seu fundo de hedge Alameda Research e mentiu para investidores e credores sobre a condição financeira de suas empresas.