À época, circulou nas redes sociais um vídeo no qual o fazendeiro aparece brincando com a onça morta, abraçado com ela ao chão.
O fazendeiro Benedito Nedio Nunes Rondon foi multado em R$ 6 milhões pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Segundo apurado pelo Midiajur, Benedito recebeu a multa em abril de 2022 por matar uma onça-pintada.
À época, circulou nas redes sociais um vídeo no qual o fazendeiro aparece brincando com a onça morta, abraçado com ela ao chão. A morte do animal teria ocorrido em 27 de março de 2022.
O Ibama abriu um processo administrativo em 17 de maio de 2022 contra Benedito Nedio. A multa foi aplicada pela infração de "controle ambiental", com registro em Poconé, cidade dentro do Patanal mato-grossense.
A onça tinha o apelido de "Queixada" e era monitorada desde 2021 pelo Jaguar Identification Project" (Projeto de Identificação de Onças), que atua na região de Porto-Jofre, na rodovia Transpantaneira.
O fazendeiro chegou a ser preso preventivamente, mas responde em liberdade pelo crime ambiental. A defesa alega que a onça foi morta por outra pessoa e que o vídeo seria apenas uma "fanfarrice".
A multa do Ibama totaliza R$ 6.000.500,00, e Benedito ainda pode recorrer do "auto de infração". Benedito recebeu a 10ª multa mais alta do Ibama em 2022 em Mato Grosso, segundo dados obtidos e organizados pelo projeto Data Fixers, em parceria com a agência Fiquem Sabendo.