Uma explosão na cidade de Dzhankoi, na Crimeia, destruiu mísseis de cruzeiro russos destinados ao uso pela frota de Moscou no Mar Negro, informou a agência militar da Ucrânia, nesta segunda-feira (20).
“Uma explosão na cidade de Dzhankoi, no norte da Crimeia temporariamente ocupada, destruiu mísseis de cruzeiro russos Kalibr-KN enquanto eram transportados por trem”, disse a agência de inteligência da Ucrânia em postagens nas redes sociais. Os mísseis foram destinados ao lançamento submarino pela frota russa do Mar Negro, disse a agência.
Ihor Ivin, o chefe do governo Dzhankoi empossado pela Rússia, disse que a cidade foi atacada por drones e um homem de 33 anos sofreu um ferimento por estilhaço de um drone abatido.
Ele foi hospitalizado e esperava-se que sobrevivesse. Uma casa, uma escola e uma mercearia pegaram fogo, e a rede elétrica também sofreu danos no ataque, disse Ivin à agência de notícias estatal russa TASS, segundo o canal de TV local Krym-24.
O governador da Crimeia nomeado pela Rússia, Sergei Aksenov, disse nas redes sociais que armas antiaéreas foram disparadas nas proximidades de Dzhankoi, onde a agência de inteligência da Ucrânia disse que os mísseis de cruzeiro foram destruídos. Aksenov disse que os destroços que caíram feriram uma pessoa e danificaram uma casa e uma loja.
As autoridades russas não confirmaram se os mísseis foram destruídos no ataque.
Anton Gerashchenko, um conselheiro do Ministério do Interior da Ucrânia, compartilhou imagens que ele disse ser da área da estação de trem na cidade. O vídeo mostrou uma única explosão de fogo seguida por uma nuvem de fumaça no céu noturno. Não foi possível verificar sua alegação.
Russian cruise missiles "Kalibr NK" were destroyed in Dzhankoi, Crimea, during their transportation by rail – @DI_Ukraine
It is reported that this video is from Dzhankoi. The voice says it's the train station area. pic.twitter.com/9UXMe2aKNR
— Anton Gerashchenko (@Gerashchenko_en) March 20, 2023