A colaboração da população é importante para evitar a proliferação da Dengue, da Chikungunya e do Zika Vírus
Em prol de evitar a disseminação do mosquito Aedes Aegypti, a Prefeitura de Barra do Garças segue realizando ações de combate à dengue nos bairros da cidade. O trabalho é realizado pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental e Sanitária.
Semanalmente os Agentes de Combate a Endemias (ACE), visitam as casas de todos os bairros da cidade e da zona rural, e quinzenalmente são realizadas visitas em conjunto com a equipe da Vigilância Sanitária nos possíveis locais de acúmulo dos focos de dengue. Até o momento, os ACEs visitaram 45.503 casas na área urbana e rural, e já encontraram 764 focos de dengue.
"Em parceria com a Vigilância Sanitária, também estamos sempre visitando os pontos estratégicos (PEs), onde tem maiores chances de encontrarmos os focos de dengue, como as borracharias, ferros-velhos. Nesse período chuvoso precisamos redobrar os nossos cuidados", disse a diretora de Vigilância Ambiental, Tiara Shimano.
Ainda segundo a diretora, a população também precisa colaborar com o trabalho, cuidando de seus quintais e descartando o lixo corretamente. "É fundamental que as pessoas tenham consciência. O mosquito é transmissor da Dengue, da Chikungunya e do Zika Vírus. Cada um precisa fazer a sua parte e ter boas práticas de higiene no ambiente que se vive. O combate ao mosquito é um trabalho que deve ser realizado em conjunto", finalizou a diretora.