“Para resgatar todos os que estavam a bordo o mais rapidamente possível, continuaremos a fazer o nosso melhor utilizando as embarcações e aeronaves das autodefesas marítimas e aéreas, bem como navios de patrulha da guarda costeira”, disse.
Os navios da marinha chinesa que viajam para o Oceano Pacífico a partir do Mar da China Oriental costumam passar perto de Miyakojima, que hospeda lançadores de mísseis antinavio móveis GSDF desde 2019.
Nos últimos quatro dias, em meio à crescente tensão sobre um encontro entre a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, e o presidente da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy, pelo menos três navios de guerra chineses passaram pela ilha.
O governo está aumentando agressivamente sua capacidade de defesa no sudoeste do Japão em resposta à atividade militar cada vez mais assertiva da China na região, incluindo Taiwan.
Morishita não disse se o helicóptero estava envolvido no rastreamento de qualquer atividade militar chinesa.
A Kyodo News disse que os navios da guarda costeira japonesa também encontraram vestígios de petróleo que podem estar relacionados ao helicóptero desaparecido, mas as autoridades se recusaram a confirmar o relatório.
A prioridade do governo agora é resgatar as pessoas a bordo, disse o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, em comentários transmitidos pela emissora pública NHK.
“Salvar vidas é nossa maior prioridade”, disse o primeiro-ministro Fumio Kishida ao se dirigir brevemente aos repórteres.