Estudante fez post em fevereiro antes de tragédias em escolas no país
Um aluno da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi afastado da unidade após fazer diversas postagens nas redes sociais de ameaças de morte contra colegas e professores na faculdade de Barra do Garças (509 km a leste de Cuiabá). O boletim de ocorrência do caso foi registrado no dia 25 de fevereiro no campus de Pontal do Araguaia.
Este foi o primeiro caso de ameaça cibernética que houve na região. A ocorrência foi registrada até mesmo antes do atentado contra uma professora que morreu em São Paulo e em Santa Catarina, onde um homem pulou o muro da creche e matou quatro crianças usando machadinhas.
Ele teve o nome preservado e em uma das postagens disse que "dá vontade de comprar uma arma entrar na sala de aula da faculdade e dar um tiro na cabeça de cada um" e no intervalo de duas horas, ele voltou a repetir o assunto, dizendo "queria matar alguém deve ser tão boa a sensação de matar". O caso deste aluno foi investigado e foi identificado que o mesmo estava depressivo e, por conta disso, teria realizado as postagens.
Os casos de ameaças em escolas e creches continuam sendo monitorados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e também pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).