"Temos que levar em consideração os resultados", diz o gerente de futebol Alessandro Nunes
O técnico Fernando Lázaro corre risco de demissão no Corinthians após a derrota por 1 a 0 para o Argentinos Juniors, nesta quarta-feira, pela Conmebol Libertadores. A saída do treinador é avaliada pela diretoria do clube e pode ser sacramentada nesta quinta-feira.
– Com cabeça fria e não nesse momento, em que todo mundo está extremamente decepcionado com o resultado, a decisão será tomada – disse o gerente de futebol do Corinthians, Alessandro Nunes.
– Não estou vindo aqui para dizer nem que sim nem que não vai haver mudança. Com sabedoria e calma a gente avalia as decisões corretas para o clube – afirmou Alessandro.
Alessandro falou que Fernando Lázaro é avaliado diariamente e que diversos critérios são avaliados.
– Precisamos projetar o futuro, com a rodada do Brasileiro no fim de semana, e um jogo importantíssimo da Copa do Brasil daqui a sete dias, que temos que reverter um placar difícil – ponderou, fazendo referência às partidas contra Goiás, domingo, e Remo, quarta-feira.
Questionado se é mais difícil respaldar um técnico jovem, como Lázaro, Alessandro declarou:
-Não se trata de respaldar, se trata de respeitar. Seria muito ruim trazer a informação sem antes conversar com o profissional, seja ele qual for, treinador ou atleta. Hoje houve a coletiva de imprensa, "fechamos" com os atletas, cada um foi para sua casa. Com calma e segurança, a gente senta amanhã e avalia. Não tem um peso a mais por ser um treinador mais ou menos experiente, mas sim de ser uma forma respeitosa, olhando nos olhos, conversando e tomando as decisões que nos cabem.
O dirigente destacou a necessidade de bons resultados para a manutenção de Fernando Lázaro no cargo. Sob o comando dele, o Timão foi eliminado pelo Ituano nas quartas de final do Paulistão e perdeu para o Remo por 2 a 0 no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. No total, são 17 partidas, com oito vitórias, cinco empates e quatro derrotas, aproveitamento de 56,8%.
– Independentemente de qual treinador, se jovem, inexperiente. Primeiro a conduta profissional dele, o conhecimento dele sobre o elenco e os atletas, o conhecimento dele sobre a instituição. O quanto ele está preparado para entender a instituição, o clube, tudo isso o Fernando já conhecia antes mesmo do Alessandro. Mas temos que levar em consideração os resultados, estamos numa camisa em que o resultado precisa acompanhar o trabalho para qualquer profissional. Estamos falando da área técnica, mas isso serve para qualquer um, para o Alessandro, o jogador de futebol. Nós respiramos resultados no clube em que a gente está, precisamos retomar.
Em mais de um momento, o gerente de futebol do Corinthians falou em respeito a Fernando Lázaro. Porém, ele também destacou que os resultados recentes não foram bons.
– A gente, infelizmente, foi eliminado pelo Ituano e ficamos 21 dias trabalhando. Estreia na Libertadores e, por mais que o primeiro tempo não tenha sido convincente, o gol do Balbuena nos trás tranquilidade para fazer um placar elástico e estrear muito bem fora de casa. Tem que valorizar, estrear fora de casa é complexo e muitos clubes não conseguiram. Decepcionante foi contra o Remo, a gente sabe muito bem, não conseguimos produzir nada nos planos tático, técnico e físico. Apagamos naquela derrota o que fizemos dias atrás, contra o Liverpool na estreia na Libertadores.
– Contra o Cruzeiro foi um jogo muito igual, poucas chances ocorreram, e o Corinthians aproveitou. Hoje tivemos dificuldade contra uma equipe organizada. Para um clube como o nosso, oscilar é sempre complicado. Precisamos de uma sequência positiva e dar sinais de que as coisas caminharão bem para uma disputa em alto nível na competição. Ganha uma, perde outra, fica um pouco complicado, o torcedor fica inseguro.
– O que temos conversado com os atletas e com o próprio Fernando é isso, temos que buscar equilíbrio e performance para trazer mais segurança nas ações dos atletas em campo. Enquanto não encontrarmos esses componentes, ficamos patinando. Vai lá faz um grande jogo, depois faz um péssimo jogo. Hoje não faltou comprometimento e entrega, tínhamos um adversário duro. É saber com muita frieza analisar cada partida, cada etapa desse recente momento nosso, do Liverpool para cá.
O próximo compromisso do Timão é contra o Goiás, domingo, fora de casa, pelo Brasileirão. Depois, a equipe encara o Remo, na quarta-feira, precisando reverter uma desvantagem de 2 a 0 para se classificar às quartas de final da Copa do Brasil. Já no sábado que vem, o Corinthians faz clássico contra o Palmeiras, fora de casa.