Diante do prolongado conflito bélico pelo qual a Ucrânia passa neste momento o Conselho de Administração tem grande interesse em migrar a produção da companhia para uma jurisdição neutra. À frente desta iniciativa estão o Presidente do Conselho de Administração da Companhia, Sr. Oleksandr Nykonenko, que ocupou o posto de Embaixador da Ucrânia em Brasília, e o Sr. Victor Avdeyev, Vice-Presidente da companhia. É fundamental ressaltar que a Antonov é uma companhia estatal Ucraniana, e, portanto, obrigada a seguir alguns estritos protocolos.
No entanto, existe um grande interesse em consolidar um acordo multilateral especificamente com o Estado de São Paulo, diante de sua pujança na América Latina, que inclui: construção de considerável planta industrial da Antonov em SP, transferência de tecnologia, geração de cerca de 10.000 vagas de emprego diretas e indiretas, planta estimada de 70.000 m2, pista de testes de ao menos 2.400 x 50 metros. Para atingir tais metas a ANTONOV dispõe de cerca de US$50 bilhões a serem aplicados na estrutura proposta de forma escalonada de forma a atingir em até 5 anos a plena atividade produtiva.
À CNN Brasil, o governo confirmou que representantes da Antonov estiveram no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
“A Secretaria de Negócios Internacionais do Estado de São Paulo informa que, no dia 11 de abril, recebeu representantes de Oleksandr Nykonenko e Victor Avdeyev, conselheiro e vice-presidente da Antonov Company, para audiência a respeito do interesse da estatal ucraniana Antonov desenvolver atividades no Brasil, em especial no Estado de São Paulo”.