Como a Gazeta Brasil publicou na sexta-feira (28), o Banco do Brasil (BB) decidiu cancelar o patrocínio com a Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, em Ribeirão Preto, após o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ser “desconvidado” por causa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O Banco do Brasil é um dos principais patrocinadores da Agrishow. Neste ano, o banco tem previsão de gerar R$ 1,5 bilhão em negócios na feira agrícola.
O BB é uma empresa de economia mista – ou seja, embora o governo seja dono de pouco mais da metade do capital social, o restante está distribuído a investidores na Bolsa de Valores.
Nas redes sociais, houve reações ao corte de patrocínio à maior feira de agronegócios do país. Eis algumas publicações:
Foi confirmado. O BB retirou o patrocínio da maior feira de Agro da América Latina. Mas o absurdo é a Secom anunciar, e justificar, que foi pelo perfil “ideológico e político”.
Ora, não deveria ser uma decisão técnica ? E de responsabilidade dos executivos do BB ?
Está na pic.twitter.com/SpbOn7uSbX
— PedroGuimaraes (@PedroGuimaraesd) April 29, 2023
Não sabia q o BB estava patrocinando a Agrishow p garantir o ingresso do ministro da Agricultura.
— Claudio Dantas (@claudioedantas) April 29, 2023
Chama-se autoritarismo a ameaça do Governo de cancelar a participação do Banco do Brasil no Agrishow.
— Sergio Moro (@SF_Moro) April 29, 2023
O BRASIL MUDOU !! Usar o BB como instrumento de pressão política contra o principal segmento da economia está liberado. No BRASIL do PT,tudo pode em nome do projeto de poder. pic.twitter.com/6qcuXjgZXb
— Rogério Marinho (@rogeriosmarinho) April 29, 2023
O BB é do lula?
O possui pouco + de 150 milhões de eleitores e 60 votou no Lula. Então o governo vai menosprezar 90 milhões de brasileiros?
O nome disso é totalitarismo,se não se curvar não tem apoio?
Lula espera sorrisos e abraços de trabalhadores q ele chamou de fascista? pic.twitter.com/LaZNA9thJt— Pri Rodrigues (@pri_rodriguess_) April 29, 2023
O BB é uma Sociedade de Economia Mista, pessoa jurídica, com personalidade especifica.
O BB não é "propriedade" do Governo, desempenha papel de fomento da atividade econômica e, se patrocina, também ganha com sua imagem, até porque tem acionistas e visam o lucro.
O BB estaria pic.twitter.com/barS74enLa
— MarioFrias (@mfriasoficial) April 29, 2023